Boas Vindas aos Participantes deste iniciativa educacional

Recebam a melhor acolhida neste início de trabalho e usufruam deste espaço, de modo a contribuir com experiências, críticas e discussões sobre a Música do Oprimido

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relatoria IX Reunião

Presentes:
Alex
Dafne
Ester
Jéssica
Mário
Sarah (relatora)
Wesley
Falta justificada: Agne, Débora, Fábio, Júlia, Karen, Stefanni, Tainara.

Pautas:
1. Informes
2. Ação em Brazlândia no dia 28/05/2011
3. Discussão do item 1 - Justificativa da Pedagogia do Oprimido - do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire
4. Outras ações
[Incluída na reunião] 5. Mapeamento das habilidades e competências individuais para interação com a comunidade.

Informes
Problemas na viagem de Júlia e Karen para o ECONPET.
SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais, que ocorrerá na UnB de 24 a 27 de Maio de 2011. O professor Antenor solicitou ajuda na divulgação e nos chamou para participar. http://www.abcogmus.org/portal/?q=node/8

Ação de Brazlândia
Proposta do Mário para que o Halleson chame pessoas da comunidade para discussão do que temos de experiências para trocar; precisamos também saber das necessidade locais.
Wesley questionou sobre quando os materiais virão para a nossa sala. Mário disse que iremos marcar uma ida à sala para retirada do que está lá e limpar o local. Assim que isso for feito, decidiremos um bom dia para trazer tudo.

Discussão do Livro Pedagogia do Oprimido.
Iniciamos uma leitura em conjunto, cada um lia um trecho e nós parávamos para debater conceitos.

O que é alfabetizar? É o processo em que o ser adquire as competências e habilidades de alguma linguagem.
Palavra: cultura e conhecimento.
Humanização, o ser mais.
A partir da práxis o homem vai se humanizando (ou não).
A partir da alfabetização/aprendizagem o indivíduo vai garantindo a sua autonomia, é capaz de fazer a sua leitura de mundo e expressa seus valores e juízos.
Existencialismo - o homem se vê como inacabado, em construção.
Condição humana como problematização.


(Desculpa, não anotei tudo que o Wesley disse. Ele fez umas anotações; se possível, gostaria que me enviasse para completar sua fala).

Discussão das habilidades e competências
Mário: teoria musical/ línguas (português, japonês, inglês, espanhol).
Wesley: compreender e intervir nos campos de ensino e aprendizagem.
Alex: música mambembe/ poesia/ contação de história/ desenho (arte na rua, murais, quadrinhos).
Ester: música (toca teclado, sabe o básico da teoria).
Jéssica: horta/ brinquedoteca/ informática.
Dafne: teoria musical/ busca e introdução da história da música, da cultura.
Sarah: dança/ história da cultura.
Tainara: dança/ brinquedoteca.
Karen: artes cênicas / dança.
Fábio: música (percussão).
Agne: Horta.

E todos estamos dispostos a compartilhar o que sabemos e a aprender mais coisas juntos.

[Por favor, quem não se sentiu contemplado, pode editar o post. E quem não enviou as habilidades, mande assim que puder. Obrigada].

Nenhum comentário:

Postar um comentário