
O Grupo Cultural Batukenjé foi criado em 2006, na Finlândia, pelo percussionista CELIN DÚ BATUK, com a proposta de ensinar percussão, ritmos brasileiros, a conhecer os instrumentos, o canto, a dança e a história da percussão e divulgar a cultura afro-brasileura no Brasil e no exterior.
Inicialmente o projeto Batukenjé reuniu cerca de 80 finlândeses em Helsinki, atraídos pelos ritmos afro-brasileiros. Em Brasília, o Batukenjé iniciou seus trabalhos no mesmo ano no campus da Universidade de Brasília. Atualmente (2011), o ensaio oficial do grupo ocorre no Parque da Cidade e conta com cerca de 50 integrantes entre crianças, jovens e adultos.
A Banda de percussão Batukenjé tem sua sede oficial em Brasília e realiza shows em todo Brasil, se apresentando também no exterior.
O projeto social "SORRINDO E BATUCANDO COM O BATUKENJÉ", surgiu em 2006 juntamente com a criação do Batukenjé, idealizado pelo Mestre Celin Dú Batuk. O Projeto intensificou suas ações em 2010 e atende crianças de escolas públicas e comunidades no entorno de Brasília. O projeto, que envolve aulas de percussão, está em constante expansão desenvolvendo oficinas que consistem em atividades teóricas, práticas e recreativas com os participantes.
Fonte: http://batukenje.blogspot.com
http://twitter.com/batukenje
Sarah, excelente iniciativa, pode ser um grupo interessante de estudarmos, de sentirmos como se dá todo o processo de inclusão
ResponderExcluir