Boas Vindas aos Participantes deste iniciativa educacional

Recebam a melhor acolhida neste início de trabalho e usufruam deste espaço, de modo a contribuir com experiências, críticas e discussões sobre a Música do Oprimido

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Maracatu Tamnoá




"O Maracatu Tamnoá é um grupo formado por jovens e adultos das Comunidades do Paranoá e Itapoã -DF. Nasceu no ano de 2001 por iniciativa e um trabalho cultural e educacional realizado pela Organização Cultural e Ambiental Tambores do Paranoá - Tamnoá. Tem como poposta o resgate da culura afro-brasileira com raízes em Pernambuco através do maracatu de baque virado, samba de coco e ciranda.
O tradicional Maracatu de Baque Virado é revitalizado nas mãos de jovens e adultos. Alfaias, Abês, Ganzás e Caixas interagem dando espaço para a alegria. O baque tem início com um silvo longo de um apito, faz-se m breve silêncio e assim começa a toada que é respondida pelo coro.
Em seguida, entram as caixas preparando a entrada para os demais intrumentos. O apito, além de ser utilizado para sinalizar o início e a finalização é também empregado para indicar variações rítmicas e para dar início a virada do baque, que conduz ao final.
Com o intuito de preservar as raízes do maracatu pernanbucano e a cultura afro-brasileira, o repertório é formado por releituras de toadas de nações de maracatu consagradas além de composições próprias, sendo essas, temperadas como o baque do povo do Cerrado".





Fonte: http://tamboresdoparanoa.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Muita coisa boa Sarah, temos um mundo lindo a nossa frente para compartilhar e entender.

    ResponderExcluir